Dicionário Publicitário

 

A ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–

Arte Final
– Produto final gráfico ou informatizado do qual se obtém o fotolito.
Agência de Propaganda
– Lei nº 4.680, de 18/06/1965: Art. 3º. “A Agência de Propaganda é uma pessoa jurídica e especializada na arte e técnica publicitária, que, através de especialistas, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos Veículos de Divulgação, por ordem e conta de Clientes Anunciantes, com o objetivo de promover a venda de produtos e serviços, difundir idéias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições colocadas a serviço desse mesmo público”.
Agenciador de Propaganda
– Lei nº 4.680, de 18/06/1965: Art. 2º. “Consideram-se Agenciadores de Propaganda os profissionais que, vinculados aos Veículos de Divulgação, a eles encaminharem propaganda por conta de terceiros”.
Agente
– Pessoa que representa atores, músicos, escritores, artistas de um modo geral junto às agências de propaganda, emissoras e empresas cinematográficas.
AMOSTRA – Produtos oferecidos às pessoas, como propaganda, para que deles tomem conhecimento. A oferta é feita em embalagens menores que a normal e chega até os possíveis consumidores através de malas diretas, entregues em supermercados ou anexadas, quando possível, a jornais e revistas.
ANIMATIC – Esboço de um comercial de Televisão ou cinema, feito com ilustrações e movimentos básicos, de forma a explicar melhor como será o resultado após sua efetiva produção. Geralmente empregado em pesquisa, para fazer pré-teste de comerciais.
ANÚNCIO COOPERADO – Anúncio feito por mais de uma empresa, em conjunto, com os custos divididos entre elas. O exemplo mais comum está nos anúncios de lojas de varejo que destacam as marcas de determinados fabricantes.
ANUÁRIO DE PROPAGANDA – Publicação que sai no início de cada ano, com informações referentes ao anterior, contendo também endereços de jornais, revistas, emissoras, agências de propaganda e relação dos principais anunciantes.
ANÚNCIO – Mensagem de venda, ou institucional, com assinatura, ou qualquer outra forma de identificação clara do interessado, que a faz destinada a influenciar os prováveis compradores de um produto ou serviço, transmitida através de vários meios de comunicação de massa, ou veículos, tais como jornais, revistas, rádios, televisão, cartazes, impressos etc. A palavra mais freqüente é “comercial”.
ANÚNCIO – Peça publicitária em revista ou jornal. Também utilizado como sinônimo de qualquer peça de propaganda.
ANÚNCIO ADJACENTE – Aquele que é colocado ao lado de outro.
ANÚNCIO AÉREO – É anúncio feito com a utilização de balões, pequenos aviões ou helicópteros, que sobrevoam as cidades, com faixas e/ ou cartazes.
ANÚNCIO ARCO-ÍRIS – É o anúncio que é feito através de luminosos, cujas lâmpadas acionadas por uma fita perfurada são acesas e apagadas, formando frases ou desenhos. Utilizado também para a apresentação de noticiários curtos e rápidos, com as palavras movimentando-se.
ANÚNCIO CLASSIFICADO – 1. É o anúncio de pequeno ou médio tamanho, que é inserido em uma seqüência de várias páginas, no final dos últimos cadernos e reunidos em blocos, de acordo com o que oferecem ou solicitam. 2. Mensagem de serviço ou produto, em geral de pequeno formato e sem ilustrações, para divulgação em seções especializadas e setoriais de jornais e revistas. (diz-se comumente, apenas “classificado”)
ANÚNCIO COLADO – Comercial que, no rádio e na televisão, sucede a outro, do mesmo patrocinador.
ANÚNCIO COM ACRÍLICO – Consta de chapas de matéria plástica, nas quais são escritas palavras ou frases, iluminadas por lâmpadas comuns ou de gás néon, colocadas na parte interna.
ANÚNCIOS COM LETRAS RECORTADAS – São os anúncios colocados em estradas, em grandes painéis, mas que, para serem vistos com facilidade, devem ter um fundo escuro natural (não o céu) como morro ou árvores.
ANÚNCIO COM NEÓN – É o anúncio feito com tubos de vidro contendo gás e que adquirem forma de letras, palavras ou de qualquer desenho que possam bem lembrar um produto ou marca.
ANÚNCIO COMPLEMENTAR – O mesmo que anúncio de apoio. ANÚNCIO COOPERATIVO – Diz-se do anúncio que é pago por mais de uma firma, para o fim comum de divulgar determinado produto.
ANÚNCIO DE ACETATO PLÁSTICO – É o impresso em plásticos adesivos, que são colados em vidros de automóveis, vitrinas ou janelas.
ANÚNCIO DE APOIO – É o que se aproveita de outro, maior, para dar uma informação complementar.
ANÚNCIO DE COMPOSIÇÃO – É o feito apenas com recursos tipográficos, sem qualquer ilustração.
ANÚNCIO DE FAVOR – Mensagem acrescentada gratuitamente à propaganda paga, visando chamar a atenção para fatos que exigem a cooperação de todos.
ANÚNCIO DE SUSTENTAÇÃO – Campanha publicitária, prolongada, para manter a propaganda de serviços ou produtos já conhecidos do público. Na sustentação, a freqüência, ou seja, o número dos comerciais cai. O período intenso, com grande freqüência, se dá na etapa de lançamento do produto, após o que se segue a sustentação, com mais espaçamento e freqüência menor.
ANÚNCIO DETERMINADO – Aquele que, por determinação da gerência, é colocado em posição privilegiada: alto da página, ao lado dos editoriais, na contracapa (de revistas) etc…
ANÚNCIO ECONÔMICO – É o anúncio de poucas linhas e com tipos pequenos, para economia de espaço e baixo custo.
ANÚNCIO FORA-A-FORA – É o que cobre todo o espaço da página do jornal ou revista, sem deixar margens.
ANÚNCIO INSTITUCIONAL – É o que não visa vender, mas apenas divulgar uma imagem favorável da firma, pessoa, produto, ou, então, incentivar uma campanha.
ANÚNCIO LUMINOSO – Aquele de grandes dimensões, localizado geralmente ao ar livre, sobre grandes edifícios e em luares que permitam ser observado de longe. Formando palavras ou desenhos e iluminado por gás néon pode também apresentar alternadamente logotipo de empresas e a hora certa.
ANÚNCIO POR PALAVRAS – Aquele que é cobrado por palavras nos jornais, revistas ou boletins, obedecendo a um tipo estandartizado, e quase sempre classificado de acordo com os assuntos.
ANÚNCIO ROTATIVO – Aquele que é apresentado em diversos horários (um substituindo o outro) no rádio e TV, de modo a alcançar a audiência mais diversificada.
ANÚNCIO ROUBA-PÁGINA – Aquele que ocupa sozinho quase toda a página de jornal, sem nenhum outro, tendo, porém, acima, ao lado ou embaixo, somente matérias de redação.
ANÚNCIO-SANDUÍCHE – É o que se apresenta nos locais públicos, consistindo essa forma de propaganda na colocação de dois cartazes sobre o ombro de uma pessoa, que se locomove pelas ruas, de modo que um fique sobre as costas e outro no peito.
ANÚNCIO SANGRADO – É o anúncio cuja impressão cobre todo espaço do papel (página) sem deixar margens
APPEAL – É atração dominante de um produto.; o interesse que um produto desperta. O estímulo ou apelo usado para influenciar o público, como no caso de um apelo sentimental ou de um apelo racional.
APPROACH – 1. Maneira usada para se alcançar um objetivo; tratamento, como no caso de um anúncio com um (approach) humorístico ou tratamento humorístico; 2. Palavra da língua inglesa e que, embora intraduzível, significa “ângulo de observação ou aproximação”, “maneira de encarar”, “modo de tratar”; 3. Enfoque de uma notícia ou de uma campanha publicitária. Abordagem.
APROPRIAÇÃO – 1. Aplicação da verba de propaganda, contendo dados sobre a distribuição da verba (ou parte da mesma), nos diversos veículos; 2. Emprego, durante determinado tempo, da verba dada por um cliente à agência de propaganda, para a execução de uma campanha publicitária.
ARQUIVO DE PROPAGANDA – 1. Serviço informativo de comerciais, cartazes e anúncios em veiculação, reproduzindo, através de fotos e textos, as mensagens publicitárias veiculadas num determinado período; 2. Arquivo contendo anúncios que foram publicados ou divulgados. Utilizam-se para esse fim os recortes de jornais ou revistas, tapes, fotos de outdoor e quaisquer outros.
ARQUIVO DE RECORTES – Coletânea de fotos ou desenhos, sobre diversos assuntos, para efeito de consulta.
ART-DIRECTOR – Diretor de Departamento de Arte.
ARTE – Elemento visual do anúncio, que compreende ilustração e distribuição do texto de maneira harmoniosa. Departamento de agência onde se executa a arte, desde o layout à arte-final e à produção.
ARTE-FINAL –
1. Os desenhos ou ilustrações do anúncio, com todos os seus detalhes para execução do layout mecânico ou do próprio clichê;
2. Acabamento final dos desenhos para o anúncio;
3. Trabalho de arte, quando terminado e pronto para apresentação e produção;
4. Anúncio ou página de jornal ou revista pronto para ser reproduzido.
ARTE-FINALISTA – Desenhista da agência ou setor de propaganda que executa o serviço de arte-final.
ART-WORK – Trabalho artístico terminado. Arte-final
AUDI-TV – Serviço de pesquisa de audiência de televisão, baseada na coleta de dados, por meio de “tevêmetro”, implantado em 1970, em São Paulo e, em 1974, no Rio de Janeiro.
AVULSO – Pessoa que trabalha como autônomo (free-lancer).
B ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–

Back-Light
– Peça retroiluminada apresentando mensagem e/ou imagem.
Balcão de Degustação
– Stand que tem como objetivo dar a conhecer ou divulgar de forma personalizada um produto apresentado por um promotor ou demonstrador.
Banner
– Peça em material rígido ou flexível terminada em formato arredondado ou em “V”, para ser fixada verticalmente.
BG
– Fala-se, usa-se, quando se quer dizer que a música deve ser abaixada para se ouvir o que o pessoal ou locutor do filme ou do spot de rádio vai falar. BG é Background (béqgráund) fundo. Usa-se com vários sentidos: o seu background profissional tem magistério, banco, etc. O cenário que fica no fundo do teatro ou do cinema é background.
Biombo
– Elemento de três ou mais partes que cumpre função de display articulado no ponto de venda.
Blimp
– Inflável hermético de grande dimensão colocado em ambientes amplos e externo contendo mensagem e/ou imagem normalmente alimentado por gás hélio.
Blister
– Apresentação de um produto embalado entre um suporte de cartão e uma estrutura de plástico transparente, permitindo visualização.
Boneco
– Projeto de material gráfico destinado a dar uma idéia do aspecto que terá a peça.
Botton / Pin
– Peça promocional em forma de broche, que pode ser produzido em diferentes formatos.
Box / Pallet
– Caixa utilizada para o transporte e a apresentação de mercadoria nos PDV’s de grande volume (supermercados, hipermercados e atacadistas).
Briefing
– Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.
Broadside
– Folheto destinado ao público interno e intermediário (distribuidores e varejistas) apresentando o produto e a sua campanha de comunicação.
Budget
– É a tradução inglesa de orçamento, verba, dinheiro. “Isso está fora do meu budget” – Isso está fora do dinheiro que tenho para gastar.

BACK COVER – Última capa, capa externa traseira de uma publicação, quarta capa
BANDEIROLAS – Pequenas bandeiras, com apelos promocionais, penduradas em barbantes e colocadas em lojas e supermercados. São feitas de papel, pano ou cartolina e, quando se referem a iniciativas da própria empresa, destacam a campanha em curso.
BENDAY – Aplicação de retícula no fundo ou em partes de um trabalho gráfico para dar uma tonalidade cinza (nos casos das peças em preto-e-branco) ou colorida. Também pode ser usada sobre letras ou ilustrações, para dar o mesmo efeito (de cinza ou colorido). Pode ser lisa ou com desenhos. Pode ser aplicada em percentagens de 5 a 95%.
BLOCO – Período durante o qual um determinado anunciante leva ao ar uma campanha, alternando fases de propaganda relativamente freqüentes com outras de ausência de propaganda.
BLOCO DE TETO – Bloco principal do texto de um anúncio onde se desenvolvem os argumentos de vendas de produtos. O mesmo que corpo de texto, “body-copy”.
BLOW-UP – Técnica fotográfica, que consiste em ampliar o detalhe de uma fotografia, destacando-o.
BRAINSTORMING – Reunião coletiva de criação. Método de trabalho criativo introduzido por A F. OSBORN, que consiste em reunir várias pessoas, de diferentes especialidades ou hierarquia da agência, que contribuirão livremente com idéias, meios, slogans ou soluções práticas, referentes a todos os problemas que surgem na elaboração e na produção de propaganda. Essas reuniões devem ser realizadas segundo os princípios básicos enumerados pelo autor do método e que são:
1. Nenhuma crítica às idéias apresentadas durante a reunião;
2. Livre curso à imaginação;
3. Grande número de idéias;
4. Aperfeiçoamento de idéias apresentadas.
BRANDIMAGE – Imagem mental que o consumidor faz de um produto ou de uma (ou várias) marca.
BREAK – Intervalo.
BRIEFING – Diretriz, sumário de orientação, resumo informativo.
BRIFAR – Ato de passar o briefing para outra parte envolvida.
BRINDE –
1. Um objeto ou uma mercadoria diferente da vendida pelo anunciante, oferecida aos consumidores ou aos varejistas da mercadoria principal, como um meio de aumentar as vendas ou outros objetivos correlatos. Os brindes podem ser dados inteiramente grátis, podem ser vendidos a um preço simbólico ou podem ser dados apenas se o comprador da mercadoria satisfizer determinadas exigências impostas pelo anunciante, tais como ajuntar um determinado número de rótulo de produto;
2. Peça promocional com utilidade para o usuário.
BUNCH – Colocação de vários anúncios agrupados em jornal ou revista, em lugar de distribuídos pelas várias agências.
C ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Cartaz Aéreo
– Cartaz produzido em qualquer material destinado a ser suspenso no alto dentro do PDV.
Cartaz de PDV
– Peça impressa em papel ou outra superfície, apresentando mensagem e / ou imagem, para ser fixado no PDV.
Catálogo
– Material destinado a ilustrar os produtos / serviços que a empresa disponibiliza aos clientes.
Cavalete
– Elemento de sinalização móvel, geralmente na entrada do PDV.
Conceito
– Geralmente, o diferencial do produto ou serviço. Ex: Antártica uma paixão nacional. Brahma a número 1.
Corner
– Conjunto de elementos de apresentação de uma marca ou de uma linha de produtos formando uma mini loja dentro do PDV.
Coroa
– Peça impressa a ser fixada na parte superior do expositor.
Cromalim, Du Pont
– Prova obtida rapidamente por um processo fotográfico com depósito de pigmentos coloridos.
Cupom
– Peça distribuída aos consumidores, oferecendo vantagens (descontos, sorteios, brindes e outros) na aquisição de determinado produto.
CACHET – 1. Pagamento feito a um artista ou locutor por sua atuação num programa de rádio ou televisão, num filme de propaganda, na gravação de um jingle, de um spot, etc; 2. Pagamento feito a um modelo que tenha posado para um anúncio.
CADEIA – Conjunto de emissoras participantes de uma dada programação em âmbito nacional ou regional, quer pertençam a uma mesma empresa ou se associem a uma emissora ou empresa líder para transmissão de tal programação. Também se aplica a grupos de veículos de imprensa.
CADERNO – Parte ou seção de um jornal, agrupando matérias conforme o conteúdo editorial, especialmente nas edições de domingo, quando o volume de texto e de anúncios praticamente obriga à divisão.
CADERNO REGIONAL – Suplemento publicitário (com ou sem adição de material editorial) das revistas e jornais nacionais veiculados em regiões específicas. CALENDÁRIO PROMOCIONAL – Fixação, com grande antecedência, das datas em que as campanhas de publicidade e vendas serão realizadas durante o ano. Nele podem ser incluídas datas a serem comemoradas.
CALHAU – 1. Anúncio divulgado por preços inferiores aos da tabela, desde que haja sobra de espaço; 2. Anúncio geralmente usado para preencher espaço destinado a publicidade. Por extensão, o comercial de TV ou rádio com o mesmo fim. Geralmente do próprio veículo, ainda que não se confunda com a autoprogramação do veículo.
CAMPANHA –
1. Série de anúncios baseados num tema ou idéia, feitos com um mesmo propósito, planejadamente, para um mesmo produto;
2. Série de peças de propaganda de um produto, serviço, marca ou empresa, para um ou mais meios, anúncios, comerciais, cartazes, etc. Do ângulo de planejamento e criação, uma campanha tem unidade conceitual e temática. Do ângulo de mídia, uma duração e, eventualmente, uniformidade de formatos;
3. Série de artigos ou matérias sobre determinado tema, visando sensibilizar a opinião das autoridades ou do público, para o problema levantado;
4. Conjunto de anúncios divulgados em seqüência pelos diferentes veículos de comunicação social, a respeito de um ou vários produtos;
5. Série de anúncios publicados, através de um ou mais veículos ou canais de comunicação, às vezes coordenados com outras atividades promocionais, com o fim de atingir um objetivo específico.
CAPA INTERNA –
1. Diz-se de qualquer dos lados internos das capas;
2. Também denominada contracapa ou segunda e terceiras capas. São as capas interiores de qualquer revista, caracteriza-se por maior preço de tabela em relação às páginas internas e por serem, em geral, negociadas com determinado cliente para utilização em grandes períodos.
CAR CARD – Pequeno cartaz, em uma ou várias cores, utilizado para a propaganda, exposto no interior de ônibus, táxis, trens e outros transportes coletivos.
CASE HISTORY – História de um caso, em inglês. Termo utilizado para definir uma história, geralmente de sucesso, vivida por uma empresa ou marca.
CASE – Abreviação de case history e termo usado mais freqüentemente.1. Relação dos tipos usados na composição tipográfica;
2. Relação de preços;
3. Relação de cores de impressão. Álbum de amostras de itens promocionais, usado pelas firmas especializadas como mostruário de seus produtos;
4. Livro ou folheto que contém a relação de todos os produtos fabricados ou vendidos por uma empresa, mostrados através de ilustrações e informes.
CENTÍMETRO DE COLUNA –
1. Unidade básica de custos em jornais. O custo básico de espaço em jornais é um centímetro em uma coluna;
2. Unidade padrão para o custo da propaganda em jornais. Centímetros/ coluna expressam a área total do anúncio e são o resultado da multiplicação da altura do anúncio, em centímetros, pelo número de colunas (sua largura). Assim, um anúncio de 200 cm ou 200 centímetros – colunas pode ser de 40 cm de altura por 5 colunas de largura ou 50 cm por 4 colunas, 25 cm por 8 colunas etc. Esta multiplicação é distinta em anúncios de imóveis nas páginas de classificados, onde é maior o número de colunas (10 colunas de 3,5 cm) e diferente no mesmo jornal, o custo de unidade centímetro/ coluna. Não há padronização, quer do número de colunas, quer de sua largura, salvo entre grandes jornais metropolitanos (8 colunas de 4,5 cm).
CHUPAR – Ato ou efeito de plagiar um anúncio ou campanha, mesmo que elaborado para produto diferente.
CLIPPING BUREAU – Organização que fornece recortes de notícias, artigos, anúncios, fotografias e outras matérias relacionadas com qualquer interesse especial dos clientes que assinam seus serviços; 2. Agência especializada no fornecimento de recortes de notícias, fotografias e de anúncios às pessoas que assinarem seus serviços.
COMERCIAL –
1. Mensagens de propaganda, isoladas ou dentro de um programa de rádio, jornal ou televisão. De valor, segundo critérios normalmente não-comercializados, tais como a ordem de entrada num intervalo de emissora; de inserção em páginas indeterminadas de jornal; ou em relação com o conteúdo editorial de uma revista. A colocação pode afetar as probabilidades de exposição e de percepção da mensagem;
2. O anúncio de TV e rádio, cantado ou falado, ou em uma combinação de fala e canto;
3. Desenho ou filme, gravado ou ao vivo;
4. Comunicação a favor de um anunciante ou patrocinador.
COMISSÃO – Importância paga por um veículo de comunicação social a quem lhe entrega um anúncio.
COMISSÃO DE AGÊNCIA – Comissão que os veículos atribuem às agências ou aos corretores devidamente credenciados por esses veículos. Essa comissão só é concedida às agências e aos corretores credenciados da equipe do veículo.
COMUNICAÇÃO – Disciplina que estuda os fundamentos, processos, métodos e técnicas de informação, divulgação, formação de opinião pública e persuasão coletiva. É o processo pelo qual o emissor de uma informação atinge o receptor através de um veículo, dentro de um contexto do entendimento de ambas as partes. Na linguagem popular, comunicação não é o que você diz, é o que o outro entende.
COMUNICAÇÃO DE MASSA – Refere-se à exposição simultânea ou em outro certo período de tempo, de audiência ampla, dispersa e heterogênea, a mensagens transmitidas por um industrial de meios. A comunicação de massa caracteriza-se por recepção ou audiência em massa; embora a produção das mensagens se faça por segmentos minoritários da sociedade. Por isso é também estudada como indústria cultural.
COMUNICADO – Noticiário de interesse de uma empresa, instituição, órgão oficial. O mesmo que “release”.
CONTA –
1. A empresa anunciante;
2. Pessoa física ou jurídica que confia a uma agência de propaganda a responsabilidade de campanhas publicitárias.
CONTRACAPA –
1. As três capas secundárias de um livreto, livro ou revista;
2. Qualquer das duas capas internas de uma revista, também chamada de segunda e terceira capas. Seu preço é superior ao da página interna e, geralmente, a compra é feita em volume e negociada a médio e longo prazo
CORTINA – Breve mensagem comercial de rádio, em geral um tema de campanha ou frase musical indicadora de um jingle.
CROMO – Fotografia em cores em positivo (tipo dispositivo) de alta qualidade técnica para ser reproduzida em anúncios, cartazes e outros materiais gráficos.
D ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Database Marketing, Marketing Direto, Marketing de Relacionamento
– Propaganda feita diretamente a uma determinada pessoa em nome dela. A televisão se dirige a “todos”. A mala-direta (só um exemplo de Marketing Direto) se dirige ao consumidor que consta no envelope. Pode-se combinar as duas táticas, mídia de televisão e marketing direto. Pode-se ter marketing direto na televisão: os famosos telefones 800 e 1416, com o comando “telefone já, receba em sua casa e pague com cartão de crédito”, etc. Markenting direto é também de fidelização, que é uma palavra muito importante hoje, talvez a mais usada. Fidelização é tudo que se faz para tornar o consumidor fiel a sua marca, comprando sempre aquela marca e nunca outra marca. Porque, para se manter um consumidor fiel a uma marca (fidelização), se gasta 1. Para se conquistar um novo consumidor, se gasta 4.
Deadline
– Último dia para qualquer serviço em qualquer fase de execução.
Demonstrador
– Profissional designado para demonstrar os atributos de produtos ao consumidor.
Dial
– Mostrador do rádio, com os números. Os números do canal de TV.
Display
– Qualquer elemento destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender qualquer produto ou serviço, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão e gôndola.

DESIGN – Ferramenta de comunicação de marketing que trabalha com formas, traços e cores.
DESTINATÁRIO – É o consumidor. É o ponto final da mensagem.
DESTINO – Grupo de pessoas ou setores sociais atingidos por mensagens publicitárias ou jornalísticas e por elas influenciados.
DETALHAMENTO – Discriminação dos diversos componentes de uma programação publicitária, no planejamento, na compra e na execução.
DETERMINADO – Diz-se do anúncio colocado numa posição privilegiada do veículo, especificada por quem o autoriza. Capa, página editorial etc.
DIAGRAMAÇÃO –
1. Divisão e ordenação do espaço de uma página, cartaz ou outra peça gráfica entre imagens e textos.
2. Ordem da publicação de matérias e anúncios em uma revista ou jornal.
DIAGRAMADOR – Profissional que faz a diagramação. (Ver Diagramação).
DISPLAY –
1. Material de ponto de venda;
. Pequeno cartaz ou composição de objetos;
3. Mostruário destinado a atrair atenção do comprador;
4. Peça de propaganda, geralmente pequeno cartaz montado em papelão, com ou sem suporte ou ilhóis;
5. Anúncio montado em cartão, com um suporte na parte traseira, para ser exposto em balcões, vitrinas etc.
DOUBLE SPREAD – Página dupla central.
E ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Editar
– Em jornal, selecionar o que vai ser impresso. Em produção eletrônica, escolher e selecionar a ordem em que vão entrar as diversas cenas filmadas.
Embalagens Display
– Embalagem que também funciona como display.
Embalagem Promocional
– Embalagem produzida para utilização específica numa determinada promoção (datas comemorativas, “leve 3 pague 2”, inclusão de brindes e bônus de volume).
Envernizado
– Proteção de suportes impressos para qualquer tipo de vernizes.
EDITOR PUBLICITÁRIO – Pessoa que, na agência de propaganda, elaborada as diferentes peças publicitárias, como cartazes para vitrinas, brochuras, prospectos e etiquetas.
EMBALAGEM –
1. Recipiente que contém um produto, também chamado de “vendedor silencioso”, pois serve para identificar a marca e ligá-la à propaganda geral, persuadindo à compra e colaborando na luta contra os concorrentes similares;
2. Empacotamento de folhetos, encaixotamento de impressos; 3. Invólucro no qual se apresenta acondicionado o produto.
ENCADERNAÇÃO – Acabamento e ordenação final das folhas de um trabalho impresso, em formato de livro.
ENVERNIZADO – Diz-se do impresso protegido e realçado com verniz.
ESCALA DE CORES – Em artes gráficas, as provas de cada uma das cores (geralmente quatro) de uma matriz para impressão. Serve para que o impressor possa controlar a impressão de cada cor de modo a atingir um bom resultado final.
ESTANDE – Pequena construção ou balcão armados em feiras ou locais públicos para servir de base a promotores e divulgadores de uma empresa ou marca, receber clientes e prospects, expor mercadorias e amostras, material publicitário ou promocional.
F ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Faca
– Dispositivo de madeira com lâminas de aço que cortam e traçam para moldar papel, papelão e outros suportes.
Faixa de Gôndola
– Vide régua.
Faixa de Rua
– Mensagem e / ou imagem, impressa pintada em tecido ou plástico colocado nas ruas ou fachadas de prédios.
Flâmula (simples)
– Bandeirola fixada em haste vertical.
Flexografia
– Processo de impressão que utiliza clichês flexíveis e tintas líquidas.
Flights
– Período em que um anúncio está no ar. Ex: Vamos ter um flight nas três primeiras semanas de março, paramos uma semana e só voltamos em abril.
Folder
– Folheto impresso em uma única lâmina, geralmente encartado em pastas.
Folheto Promocional
– Material impresso destinado a promoção de produto ou serviços.
Fotolito
– Lâminas obtidas a partir de seleção fotográfica sobre película sensível a luz para ser utilizado na produção da matriz na impressão.
Front Light
– Painel com iluminação frontal.
FACA – Em artes gráficas, instrumento de metal montado em madeira que serve para recortar impressos em formatos especiais.
FAIXA – Mensagem publicitária impressa em faixas de pano ou plástico, colocadas nas ruas, fachadas de prédios ou em seu interior.
FEELING – Capacidade que uma pessoa tem de assimilar mensagens jornalísticas ou publicitárias.
FOLDER –
1. Folheto, literalmente dobrar “to fold”, dobrado, peça dobrada;
2. Folheto com uma só folha impressa e dobrada para fins publicitários;
3. Folha de papel dobrada, impressa, que contém mensagem de venda sobre um produto ou serviço.
G ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Gargaleira
– Elementos de promoção colocado nas embalagens que têm formato de garrafa, mas especificamente no seu gargalo.
Gôndola
– Prateleiras utilizadas para exposição de produtos no PDV.
GIMMICK – Truques. Um expediente hábil ou curioso de se caracterizar um produto ou detalhe de um produto, ou simplesmente de chamar a atenção ou despertar um interesse especial.
GÔNDOLA – Prateleiras (estantes) dos supermercados, onde se colocam mercadorias para venda.
H ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–

HOMEM DE PERNA-DE-PAU – Pessoa com compridas pernas de pau que faz propaganda pelas ruas, carregando cartazes nas costas ou falando em megafones sobre produtos ou firmas.
HOMEM-SANDUÍCHE – Modalidade da propaganda avulsa: um ambulante com dois cartazes, um à frente, outro atrás.
HORÁRIO NOBRE – O que tem início entre 19 e 20 horas na televisão e que assim se denomina por apresentar maiores audiências. Sua extensão varia ligeiramente segundo o mercado ou mesmo segundo a comercialização das emissoras líderes e é matéria de debates.
I ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Ilha de Edição
– Centro tecnológico, cheio de luzes, monitores, comandos, onde se faz a edição de áudio e vídeo.
Impressão Contínua
– Impressão utilizando um suporte em bobina sobre a máquina rotativa, como acontece nos jornais.
Inflável
– Peça feita de material plástico flexível e hermético que se pode encher de ar, onde pode ser impressas ou pintadas mensagens e /ou imagens.
Inflável Gigante
– Objeto de grandes proporções feito de material emborrachado ou nylon com alimentação contínua de ar ou através de um motor.

IBOPE – É a sigla do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. O termo é usado também para significar que um programa de rádio ou de televisão está sendo (ou não) bastante aceito. Diz-se que o programa tem x de ibope.
IDENTIDADE VISUAL – Conjunto de símbolos e cores que identificam uma empresa ou marca, como logotipo e logomarca, alfabeto, papelaria, pintura de frota, padrões visuais de embalagem e de propaganda, etc.
IMAGEM CORPORATIVA – Conjunto das percepções em relação a uma empresa, tanto junto a seus consumidores como a outros grupos de pessoas e ao mercado como um todo. Essas percepções são a visão externa em relação a diversos aspectos da empresa, como tamanho, objetivos, postura diante do mercado, produtos fabricados ou serviços prestados, qualidade desses produtos/serviços, volume de produção e de faturamento, rentabilidade, contemporaneidade, etc.
IMAGEM DE MARCA – Conceito que o público faz de determinado produto, ligando-o à marca e à empresa, comprando-o com regularidade e a ele fazendo boas referências. Se esses conceitos se referirem à empresa que produz o bem de consumo ou executa serviços, afirma-se que há uma imagem corporativa.
IMPACTO – Efeito, maior ou menor, que a criatividade de um anúncio exerce sobre o público.
IMPRESSO – Todo e qualquer material utilizado em publicidade: folhetos, cartazes, cartazetes e outros.
INDETERMINADA – Diz-se da colocação do anúncio que não tem página certa para a sua inserção e que, por isso, goza de redução nas tabelas de publicidade.
INSIGHT – Idéia que surge repentinamente quando está sendo criado um anúncio.
INSTITUCIONAL –
1. Diz-se do anúncio que visa prestigiar um produto ou serviço, sem intenção direta de vender;
2. Diz-se da propaganda cujo objetivo imediato não é a venda, mas a criação de uma atitude, um clima, uma opinião, um comportamento favorável à empresa que assina;
3. Propaganda que tem por finalidade promover a boa imagem de um órgão ou empresa ou de seus dirigentes, porém sem objetivos de venda ou lucro.
J ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–

JANELA – Intervalo, em programas de rádio e televisão, destinado à divulgação de anúncios de apenas alguns segundos.
JINGLE –
1. É a forma mais popular das mensagens de propaganda pelo rádio. É uma combinação harmoniosa de música e de letras, formando uma mensagem comercial que se assemelha a uma pequena canção;
2. Propaganda gravada em disco, com texto e música;
3. Anúncio musicado, geralmente gravado, com a duração comum de 15 a 30 segundos, podendo também ser usado em televisão, com a duração habitual de 10 segundos a 1 minuto;
4. Propaganda gravada com texto, imagem e/ ou música, com a duração entre 30 segundos e 1 minuto, transmitida pelos meios de comunicação audiovisuais;
5. Anúncio musicado. Em geral tem o jingle, uma parte cantada, seguida de um pequeno texto lido por locutor, salientando os argumentos principais do anúncio.
JORNAL – Meio de comunicação e propaganda, de publicação periódica – diária, semanal ou quinzenal, raramente menos freqüente. É o meio de propaganda mais antigo que existe, cuja forma de operar originou-se, estruturalmente, todo o negócio de mídia.
L ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Lay-Out Montado
– Lay-out apresentado colado em cima de uma folha maior, geralmente preta, que serve como base.
Letreiro
– Denominação nominal ou simbólica de uma marca comercial afixada na parte externa do PDV.
Letreiro Animado
– Letreiro equipado com dispositivos mecânicos ,eletrônicos ou elétricos que permitem movimentar a mensagem ou apresentação.
Logomarca, Logotipo
– Marca do cliente, acompanhada ou não de figuras, desenhos ou qualquer traço.

LAYOUT – Esboço de um anúncio, com determinação da colocação do texto e das ilustrações, de maneira que fiquem destacados certos pontos e se desperte o interesse do leitor. Esboço bem-acabado, de anúncio.
LEGENDA –
1. Texto destinado à apresentação de números musicais, a cargo de locutores em programas que não tem a participação de rádio-teatro;
2. Dizeres explicativos de uma ilustração ou foto;
3. Pequeno texto, geralmente explicativo ou descritivo, que se coloca abaixo das ilustrações e das fotografias às quais se refere.
LOCUÇÃO –
1. Texto falado por locutor ou intérprete para comerciais de rádio, televisão e cinema.
2. Ato de realizar a gravação desse texto.
LOCUÇÃO EM OFF – Texto de comercial interpretado por locutor/intérprete que não se vê na cena.
LOGOMARCA – Símbolo gráfico identificador de uma empresa ou marca, quando composta do símbolo em si mais o logotipo. (Ver Logotipo e Marca)
LOGOTIPO – Desenho característico de marca comercial ou industrial do anunciante, usado em seus anúncios.
M ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Manta Adesiva
– Material magnético flexível que comporta impressão de mensagens, como aqueles imas promocionais de colar na geladeira.
Maquete
– Projeto em escala reduzida do elemento de merchandising.
Match-Print
– Prova rápida obtida por processo fotográfico.
Material Permanente
– Peça produzida para ter um longo período de exposição no PDV.
Móbile
– Peça promocional aérea sustentada por fios.
Mock-Up
– Simulação / boneco de um produto ou embalagem geralmente em escala maior, utilizado para produção fotográfica.
Mostruário
– Conjunto de amostra de produtos.
Multipack
– Embalagem que agrupa uma certa quantidade do mesmo produto com finalidade promocional.

MAILING – Abreviação de mailing list. (Ver Mailing List)
MAILING LIST –
1. Relação com nomes e endereços, utilizada para o envio de circulares, catálogos, convites, prospectos e qualquer outro material de interesse de uma empresa;
2. Endereçamento, lista de endereço.

MARCA – Elemento que identifica um produto, firma ou instituição, que pode constituir-se de palavras, do próprio nome falado ou escrito de uma organização e do que ela produz ou de um logotipo ou marca registrada.
MARKETING –
1. Execução de todos os atos de comércio que sirvam para dirigir o escoamento de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor;
2. Conjunto de operações que envolve a vida do produto, desde a planificação de sua produção (embalagens, armazenamento, distribuição, vendas, relações com revendedores, margem de venda para revendedores, vitrinas etc.) até o momento em que é adquirido pelo consumidor;
3. Mercadologia, mercadização ou comercialização.
MARKETING DIRETO – Ferramenta de marketing e de comunicação de marketing utilizada para estabelecer o relacionamento direto entre as empresas e seus consumidores e prospects (tanto pessoas físicas quanto outras empresas).
MARKETING MIX – O conjunto das atividades necessárias à realização do marketing. Essas atividades são reunidas em quatro áreas básicas : Produto (tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, etc.); Distribuição (tarefas necessárias para apresentar o produto/serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo); Promoção (todas as tarefas de comunicação de marketing, que visam promover o consumo do produto/serviço); e Preço (política de preço).
MATÉRIA PAGA – Anúncio (às vezes também em forma de notícia, porém enquadrada ou com asteriscos indicadores de não se tratar de matéria da redação), bem como editais, avisos e outros.
MATUTINO – Jornal vendido pela manhã.
MEIO-TOM – Graduação do preto. As partes cinzas nas peças em preto-e-branco.
MENSAGEM –
1. O que se deseja dizer ou transmitir. É o anúncio (ou texto) de rádio, comercial de televisão, o cartaz de rua, o comercial filmado, etc.;
2. Aquilo que se comunica. O conteúdo do anúncio que se diz a mensagem e vendas do anunciante. Comunicação.
MERCADO –
1. Loal onde compradores e vendedores debatem as condições e causas que determinam os preços;
2. Local de venda de um produto;
3. Conjunto de consumidores com as suas características completas quanto á idade, sexo, classe social e hábitos de vida.
MERCADO POTENCIAL – Venda presumida num determinado mercado, para um produto ou serviço, em período de tempo conhecido.
MERCHANDISING –
1. Técnica de inserção de anúncios aparentemente sem finalidade publicitária, em notícias, locuções ou cenas apresentadas pela televisão;
2. Ação de ampliar o rendimento de uma campanha de propaganda;
3. Qualquer implementação feita à propaganda preparada para um produto, a fim de ampliar o rendimento dessa propaganda.
MÍDIA –
1. Setor de agência de publicidade encarregado da veiculação das mensagens de interesse dos anunciantes;
2. Profissional publicitário especializado nessa área.
MÍDIA BÁSICA – Veículo principal escolhido para divulgação de uma campanha de publicidade.
MÍDIA DE APOIO – Meios complementares que contribuem para reforço da campanha feita pela mídia básica.
MÍDIA ELETRÔNICA – Veículos de comunicação social – rádio, televisão e cinema – todos audiovisuais, preferidos para inserção de anúncios em determinados produtos.
MÍDIA IMPRESSA – Meios escolhidos para a colocação de anúncios destinados a serem vistos e lidos: revistas, jornais, folhetos, mala direta, cartazes, outdoors, displays, catálogos, etc.
MÍDIA MIX – Conjunto de veículos diversos utilizados em uma campanha a fim de atingir o máximo de pessoas, através de mensagens publicitárias.
MOBILE – Pequeno cartaz com o formato tradicional ou não, colocado em lugares de venda, suspenso por arame, barbantes ou fios de nylon e que se movimentam quando há vento.
MULTIMÍDIA –
1. Mensagem que utiliza mais de uma mídia para ser transmitida, como um audiovisual ou vídeo interativo (que une videoteipe, disc-laser e computador).
2. Sinônimo de mídia mix. (Ver Mídia Mix)
O ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Overlay
– Tira que se coloca, geralmente sobre o título de um anúncio, para apresentar dois títulos no mesmo anúncio. Levanta-se a tira, que é presa só de um lado e, embaixo, tem outro título escrito.

OFFSET –
Processo de impressão em que as ilustrações e a composição são reduzidas numa chapa;
2. Sistema de impressão em que a imagem é o primeiro impressa num rolo de borracha e daí para o papel (impressão indireta). A imagem a ser impressa é transferida, por um processo fotográfico, para uma chapa granulada, de alumínio ou zinco. Quando estiver fixada sobre a chapa, esta entra na máquina de impressão e as partes gravadas recebem a tinta, ao passo que a superfície em branco continua umedecida e não recebe. A chapa, então, imprime sobre um rolo de borracha que, por sua vez, imprime no papel.
ORÇAMENTO –
1. Recursos financeiros destinados a serem utilizados em determinadas campanhas de propaganda, em determinado mercado, em dado meio, para um ou mais produtos/ serviços de uma mesma empresa. Às vezes, a palavra é usada como sinônimo de apropriação de verba, embora imprecisamente;
2. Estimativa de custo de tarefas específicas de propaganda a terem sua verba posteriormente apropriada.
OUTDOOR –
1. Painéis colocados em locais mais visíveis das cidades ou nas estradas e que anunciam produtos ou serviços. São constituídos pela colagem entre 16 a 32 folhas de papel, tendo cada uma impressa em cores de determinada parte de um anúncio;
2. Denominação genérica para indicar qualquer propaganda ao ar livre;
3. Propaganda ao ar livre.
OVERLAY –
1. Parte ou partes móveis de uma arte-final, na qual se deseja introduzir alterações ou fazer alternativas;
2. Papel transparente que se coloca sobre uma arte-final para nele ser feita a revisão.
P ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
PDV
– Ponto de venda, ou seja, o local onde o produto esta sendo exposto e comercializado. Podem ser bares, magazines, supermercados, padaria, etc.
Packshot
– Tomada exclusiva em close do produto usado na produção da mídia eletrônica.
Pé-Americano
– Suporte de armar fixado atrás de um display, permitindo a sua colocação na posição vertical.
Pilha
– Agrupamento de produtos em locais de grande circulação dentro do estabelecimento.
Ponta de gôndola
– Espaço nobre localizado nas extremidades das gôndolas e muito utilizada para promover e aumentar giro de produtos.
Ponto Focal (Exibidor)
– Expositor que sintetiza uma ou várias unidades de uma família de produtos que estão a venda .
Posicionamento
– Lugar que o produto ou serviço deve ocupar na mente do consumidor .
Porta Cartazete
– Suporte com trilhos laterais que permite constante troca dos cartazetes.
Porta Folheto (Take One)
– Display que oferece folhetos.
Pôster
– Suporte de papel ou papelão para ser colocado em superfícies verticais.
Promotor
– Profissional designado para divulgar, demonstrar, expor, organizar, alocar e repor produtos dentro do estabelecimento comercial.
Protótipo
– Projeto em tamanho natural do elemento de merchandising, construído artesanal ou mecanicamente.
Prova de Máquina
– Prova obtida na máquina no início da impressão .
Público Alvo
– Termo que indica o grupo de pessoas que se deseja atingir com uma atividade de comunicação. São reunidas por alguma característica, seja ela região, idade, sexo, atividade, interesse, etc.

PAINEL – Armação de madeira e de metal fixada em terrenos baldios, à margem das estradas ou sobre os prédios altos, na qual são colocados os anúncios impressos ou luminosos.
PANORÂMICA – Movimento da câmera (da esquerda para a direita ou vice-versa) que mostra uma tomada geral de um objeto, cena ou pessoa que está sendo filmada ou gravada. (Ver Filmagem, Gravação, Travelling e Zum)
PANTONE – Padrão de cores muito utilizado em artes gráficas como referência para impressão.
PATROCÍNIO – Compra de um programa de rádio ou televisão, com exclusividade ou não, a fim de que, durante a transmissão, informe que é patrocinado pelo produto X ou Y.
PATROCÍNIO AMERICANO – O anunciante não assume o custo total de uma transmissão, mas apenas paga pela inserção de textos e/ ou imagens de seu produto, no início, no final e/ ou intervalos de apresentação.
PATROCINADOR –
1. Anunciante por conta de quem é transmitido um programa de rádio ou televisão;
2. Pessoa ou entidade que remunera a apresentação de um programa de rádio ou televisão;
3. Empresa anunciante que compra um programa de TV ou rádio para nele veicular suas mensagens.
PEÇA – Unidade de cada material utilizado em determinada publicidade, como amostras, brindes, bandeirolas, faixas, cartazes, volantes, circulares etc.
PERMUTA – Acordo entre um meio de comunicação e qualquer empresa para a troca de espaço, por mercadorias ou serviços.
PESQUISA DE MERCADO – Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos ligados ao produto em si e ao mercado, como motivações de consumo, necessidades e desejos dos consumidores e prospects, conceito dos principais concorrentes, etc.
PILOTO – Esboço de um texto de publicidade submetido ao anunciante com a finalidade de obter dele a aprovação.
PLANEJADOR DE MÍDIA – Profissional de propaganda que, com base em pesquisas e em vários fatores, procura adequar a publicidade ao produto que se deseja vender, escolhendo também os veículos que melhor se adaptam ao público-alvo.
PLANEJAMENTO – É o setor de planejamento na agência de propaganda que tem por missão analisar os fenômenos: de mercado (venda, distribuição e concorrência), de consumo (psicologia e comportamento do consumidor em face do produto e da propaganda) e a comunicação da mensagem publicitária.
PLANO DE PROPAGANDA – É a espinha dorsal do negócio de propaganda. É a peça que a consagra como uma atividade racional, metódica, que se baseia em informações e dados concretos e utiliza idéias e soluções com vista a uma finalidade conhecida, ou seja, os objetivos de venda do anunciante.
PONTA DE GÔNDOLA – Extremidades das prateleiras dos supermercados.
PONTO DE VENDA –
1. Argumento para a venda de um produto. Características que fazem um artigo ou serviço destacar-se entre os congêneres. Local onde se vendem serviços ou produtos;
2. Características de um produto ou serviço, que o destaca entre os respectivos concorrentes;
3. Lugar em que se vende um produto;
4. Empregado também com o sentido de “argumentos de venda”.
PORTA-FÓLIO – Versão brasileira (pouco usada) de portfolio.
PORTFÓLIO –
1. Pasta que contém folhas soltas ou grampeadas, para apresentação ao cliente de material de propaganda;
2. Álbum onde se colam originais ou provas de impressão para apresentação ao cliente;
3. Espécie de “broadside” enviado aos “dealers” com amostra do material de propaganda a ser utilizado numa determinada campanha do cliente (industrial), com o objetivo de lhe dar uma idéia do que será o esboço publicitário em favor de um produto, etc.
PRESS RELEASE – Comunicação para a imprensa.
PRODUÇÃO –
1. Departamento que se ocupa das relações com fornecedores em geral, oficinas gráficas, clicherias etc.;
2. Preparação da parte gráfica do anúncio. Toda a fase do preparo de um trabalho até o seu acabamento.
PRODUÇÃO GRÁFICA –
1. Tarefa de dar forma física às peças publicitárias gráficas imaginadas pela criação.
2. Área da agência encarregada da produção e do relacionamento com os fornecedores gráficos.
PRODUTOR – Aquele que se ocupa de relações com as gráficas, clicherias e fornecedores em geral. Pessoa responsável pelo acabamento dos anúncios, folhetos, cartazes etc. O que escolhe os tipos devem ser usados, o processo de impressão, o material que deverá empregar etc. Encarregado da produção. Pessoa que orienta um programa de rádio ou de televisão. Escritor que imagina, escreve e realiza, ou ajuda a realizar, um programa de rádio ou de televisão.
PROMOÇÃO DE VENDAS – Atividade de comercialização que propicia a venda pessoal e suplementa a propaganda, utilizando e coordenando os meios que contribuem para efetivação das vendas
PROPAGANDA –
1. Conjunto de atividades que visam influenciar o homem, com o objetivo religioso, político ou cívico, mas sem finalidade comercial;
2. Dec. 57.690, de 1º/ 02/ 66: Art. 2º. “Considera-se propaganda qualquer forma remunerada de difusão de idéias, mercadorias, produtos ou serviços, por parte de um anunciante identificado”.
PROPAGANDA CIENTÍFICA – Propaganda feita por representantes dos laboratórios junto aos médicos, distribuindo-lhes amostras e literatura de produtos. O mesmo que propaganda médica.
PROPAGANDA COMERCIAL –
1. Propaganda é o ato de levar à massa, por meio de técnica deliberada, mensagem ou comunicação, com o propósito de influenciá-la num determinado sentido.
2. É a ação planejada e racional desenvolvida em mensagens escritas e faladas, através de veículos normais de comunicação, para a divulgação das vantagens, qualidades ou serviços de um produto, de uma marca, de uma idéia ou de uma organização;
3. É o processo de disseminar informações para fins comerciais (Enciclopédia Britânica).
PROPAGANDA DE VENDAS – Tem como finalidade vender diretamente produtos.
PROPAGANDA DESLEAL –
1. A publicação pela imprensa, ou por outro meio de divulgação, de falsa afirmação em detrimento do concorrente, com o fim de obter vantagem;
2. Ato de prestar ou divulgar com intuito de lucro, acerca do concorrente, falsa informação, capaz de causar-lhe prejuízo.
PROPAGANDA DIRETA –
1. Divulgação de mensagem de vendas, em forma de cartas-circulares, folhetos, impressos em geral, pessoalmente ou pelo correio aos compradores em potencial;
2. Envio ao consumidor de anúncios de diversas naturezas, como brochuras, cupons, que dão direito a descontos, amostras, cartas, que aparentam ser personalizadas ou catálogos;
3. Propaganda que se leva por comunicação direta ao consumidor, através de cartas, folhetos e panfletos.
PROPAGANDA FALSA – A que divulga qualidades ou vantagens de um produto, oferecida por uma organização, mas que não corresponde à verdade ou que jamais serão cumpridas.
PROPAGANDA INDUSTRIAL – Divulgação de mensagens de vendas pelos fabricantes de produtos usados somente por meios industriais ou produtores e não pelo público consumidor. É dirigida a essas empresas que usam tais produtos no seu processo de fabricação ou como matéria-prima. Usam-se, em geral, as publicações especializadas para tal tipo de propaganda, se bem que alguns jornais do Brasil veiculem grande volume desse tipo de anúncio.
PROPAGANDA INSTITUCIONAL –
1. Divulgação de anúncios com o objetivo principal de criar prestígio ou boa vontade para o anunciante por parte do público consumidor. Chama-se institucional, porque seu objetivo é promover a empresa como uma instituição comercial ou industrial integrada na comunidade;
2. É a que procura criar uma imagem favorável, tanto do produto como da companhia que o produz.
PROPAGANDA NO PONTO DE VENDA – É a feita nos locais em que os produtos são vendidos. O público vê materiais de propaganda, como pequenos cartazes, decalcomanias, displays, letreiros luminosos, móbiles, guirlandas, manequins ou stands.
PROPAGANDA POLÍTICA – É a que tem por finalidade difundir programas e idéias de organizações políticas ou dos seus candidatos, visando à obtenção do poder pelo voto.
PROSPECTO – Impresso onde figuram condições, fins de um negócio, particularidades e modalidades diversas do assunto ou empreendimento. Uma sociedade anônima, antes de se formar, faz publicar os seus prospectos, onde se menciona os componentes iniciais, contratos, capitais, etc.
PUBLICIDADE –
1. Divulgação, ato de tornar pública alguma coisa, notícia, fato, informação pública;
2. Propaganda comercial;
3. Técnica de informação (paga ou graciosa) sobre idéias e fatos do interesse de empresas, governos ou outras instituições, sem que necessariamente se identifique o patrocinador;
4. Arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o à ação;
5. Conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizado no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes;
6. Divulgação de fatos ou informações a respeito de pessoas, produtos ou instituições, utilizando-se os veículos normais de comunicação, em caráter editorial;
7. Divulgação. O mesmo que propaganda no sentido comercial: divulgação de mensagens por meio de anúncios com o fim de influenciar o público como consumidor.
PUBLICITÁRIO –
1. Lei 4.680, de 18/ 06/ 65. Art. 1º – São publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas agências de propaganda, nos veículos de divulgação ou em qualquer empresa nas quais se produza propaganda (…) Art. 6º. – A designação profissional de publicitário será privativa dos que se enquadram nas disposições da presente lei (…);
2. Decreto nº 57.690, de 1º/ 02/ 66. Art. 1º – A profissão de publicitário, criada pela Lei nº 4.680, de 18/ 06/ 65, e organizada na forma do presente regulamento, compreende as atividades daqueles que, em caráter regular e permanente, exercem funções artísticas e técnicas através das quais estuda-se, concebe-se, executa-se e distribui-se propaganda.
PÚBLICO-ALVO – Segmento da produção que se pretende atingir com determinada matéria jornalística ou campanha publicitária.
PUBLISHER – Aquele que publica. Editor.
PUFFERY – Propaganda espalhafatosa.
PUFFS – Anúncios espalhafatosos.
PV – Abreviação de ponto-de-venda.
Q ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Quadricromia
– Impressão realizada através das quatro cores primárias .

QUADRATIM – Espaço do tipo, que tem a medida-base de 12 pontos, é sempre tão grosso quanto o corpo do tipo a que pertence e mais baixo que a letra.
QUADRICROMIA – Serviço impresso em 4 cores.
QUOTA –
1. Parte do patrocínio em um programa;
2. Tipo de pesquisa no qual os requisitos dos entrevistados são preestabelecidos de acordo com a classificação da população.
R ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Raffe
– Esboço inicial de uso interno da agência, mais rústico que o layout.
Recall
– Índice de lembrança dos comerciais, produtos ou conceitos.
Registro
– Ajuste de precisão de uma cor sobre outra impressão.
Régua (Faixa de Gôndola )
– Peça produzida em diversos materiais para ser colocada na parte frontal das prateleiras das gôndolas, servindo como delimitador de espaço dos produtos e/ou como aparador das embalagens, podendo conter mensagens e/ou imagens.
Reimpressão
– Novo lote de impressão.
Reprint
– Reprodução que se tira, em papel especial, do anúncio publicado em jornal ou revista, para usos diversos.
Rodapé
– Parte de baixo de um jornal.
Roteiro
– Idéia do filme, a história do comercial, com seus cenários, atores, falas, situações, etc.
Rouba-Página
– Anúncio que pega todas as colunas do jornal, menos uma , e menos 10cm acima dele. Vale por uma página, mas custa menos.
Rough (Ráf)
– Qualquer trabalho que esteja em rascunho, na mídia impressa, ou em rádio.
REDATOR – Profissional de criação especializado na criação e redação de conceitos, títulos e textos. Geralmente, trabalha em dupla com o diretor de arte.
RELAÇÕES PÚBLICAS – Atividade de comunicação que estabelece e mantém relações adequadas com os diversos públicos da empresa, com objetivos institucionais ou de apoio a marketing.
RELEASE –
1. Notícia distribuída aos veículos de divulgação para inserção gratuita;
2. Noticiário de publicidade ou de relações públicas preparado convenientemente e enviado aos veículos de divulgação, tais como jornais, revistas, emissoras de rádio e TV etc.
RETÍCULA – Sucessão de linhas formadas de pontos, para reprodução da ilustração.
REVISÃO – Verificação e indicação de defeitos tipográficos ou de reprodução, na prova de um trabalho.
REVISÃO OU CORREÇÃO –
1. Leitura de provas e contraprovas, verificação de erros de composição, de boa disposição, de espacejamento, etc;
2. Departamento de agência que revê as provas tipográficas dos anúncios, corrigindo seus erros, tanto no aspecto gramatical como na lógica.
REVISOR –
1. Pessoa encarregada de leitura e verificação de provas;
2. Quem faz a revisão.
REVISOR PUBLICITÁRIO – Responsável pela revisão geral (erros de ortografia ou composição) de todos os trabalhos que saiam da agência.
ROTEIRO –
1. Indicação metódica da publicidade comercial dentro de um programa, compreendendo a parte de abertura, de encerramento e a colocação dos textos comerciais que devem ser encaixados no mesmo;
2. Indicação resumida do desenvolvimento de um programa, de filme, etc.
ROTOGRAVURA – Processo de impressão direta, em máquina especial, onde as imagens ou tipos são gravados em um cilindro de metal, da própria máquina, para serem transmitidos ao papel. É um dos mais perfeitos sistemas comerciais de reprodução.
RÓTULO – Impressos de pequeno tamanho, afixados em latas, garrafas e outras embalagens, contendo informações sobre o produto, com o objetivo de destacar a marca e torna-la mais divulgada.
S ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Sacola Promocional
– Peça em diversos materiais, impressa com mensagens e/ou imagens promocionais.
Sampling (Amostra Grátis)
– Versão do produto em quantidade reduzida distribuída gratuitamente aos consumidores para incentivar a experimentação.
Sangrada
– Página de anúncio que ocupa toda página, não deixa margem branca em nenhum lado da página.
Scanner
– Equipamento eletrônico utilizado para captar imagens analógicas e transformá-las em informações digitais.
Shop in Shop
– Espaço de comercialização de um grupo de produtos, dentro do PDV, com atendimento e check-outs próprios.
Shrink
– Processo de empacotamento através de filme transparente com a finalidade de agrupamento ou proteção.
Silk Screen
– Processo de impressão por transferência de tinta sobre um suporte através de uma tela de seda ou nylon.
Sobra
– Quantidade excedente do pedido gerada na produção de um lote.
Spot
– Rádio falado, só com efeitos sonoros, ruídos, uma eventual abertura ou encerramento orquestrado.
Splash
– Forma gráfica de destaque para vantagem ou característica de produtos / serviços.
Stopper
– Elemento publicitário que se sobressai perpendicularmente à prateleira ou gôndola.
SANZONALIDADE – Produtos que são consumidos (ou vendidos) de acordo com as estações do ano.
SCRIPT –
1. O escrito de um programa de rádio, televisão ou argumento cinematográfico;
2. Roteiro;
3. A parte escrita de um programa de rádio ou televisão, que se reproduz em tantas cópias quantos forem os artistas, locutores, diretores, contra-regras e operadores que intervenham na execução.
SEGMENTAÇÃO – Técnica de dividir o mercado em unidades geográficas ou – principalmente – em grupos de consumidores com interesses e comportamentos semelhantes.
SELEÇÃO – Escolha e separação das cores para impressão.
SELEÇÃO DE CORES – Escolha e separação das cores do original para impressão multicor.
SELOS-DESCONTOS – Campanhas promovidas por varejistas, que emitem selos que podem ser colecionados por seus fregueses, recortando-os dos jornais, em seus anúncios para, ao atingirem determinado número, proporcionarem abatimentos nas compras.
SERCIN – Serviço de controle dos comercias em televisão, rádio, revista, outdoor, cinema, enviado regularmente às agências, anunciantes e veículos assinantes.
SERIGRAFIA – Método de impressão pelo qual a tinta passa à superfície a ser impressa através de uma tela de seda ou estêncil ou outro material permeável. Usa-se, geralmente, para cartazes ou peças publicitárias de pequena tiragem.
SHARE – Participação.
SHARE OF AUDIENCE – Participação de audiência.
SHARE OF MARKET –
quela porcentagem do mercado que está sob domínio de um produto, na sua categoria específica de consumidor;
2. Participação de mercado.
SHARE O MIND – Literalmente, participação da mente: nível de conhecimento
SIGN – Sinal. Luminoso. Peça de propaganda ao ar livre. SILK-SCREEN – Processo de impressão indicado para pequenas tiragens que se obtém utilizando uma tela de seda combinada com um estêncil. A tinta atravessa os pequenos orifícios da tela de seda somente nos lugares do desenho, estando os demais orifícios obstruídos por estêncil. Seda = seda; tela = screen. Nesse processo, não se obtém meios-tons. Pode ser utilizado para impressão em qualquer material: papel, cartão, madeira, vidro, panos, etc. Serigrafia.
SIMULCAST – Programa que é produzido e levado ao ar simultaneamente em rádio e em televisão.
SLIDE –
1. Anúncio de televisão sem movimento. Chapa transparente contendo um título, uma figura ou um anúncio para ser projetado em televisão;
2. Propaganda feita em fotografia parada para projeção em cinema ou em televisão.
SLOGAN –
1. Lema. Frase concisa resumindo as características de um produto ou serviço, ou uma de suas qualidades ou ponto de venda, usada e repetida inalteradamente nos anúncios de uma firma;
2. Frase curta, de fácil percepção e memorização, que de forma condensada e incisiva vende um produto ou serviço.
SONOPLASTA DE TV – É o encarregado da música de ambientação e ruídos gravados que forem necessários.
SPOT –
Anúncio gravado, com ou sem fundo musical, que se diferencia do jingle por não conter o texto cantado e tem a duração comum de 15 a 30 segundos;
exto de propaganda gravado em cd, sem música.
STORY – É a mensagem contida num anúncio, a história a contar ao consumidor.
STORY BOARD – Esboço com desenhos destinado a indicar e orientar a tomada de cenas para um programa de televisão.
T ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Target
– Palavra em inglês para público alvo. Ver Público Alvo.
Teaser
– Chamada utilizada para despertar a curiosidade, antecedendo uma campanha de comunicação.
Testeira
– Estrutura colocada no alto de display, gôndolas etc, contém algum elemento que identifica o produto ou outra mensagem.
Totem
– Peça sinalizadora vertical e logilínea.
Traço
– Definição de ilustração ou símbolo em linha, sem meios tons, em P&B ou com chapada.
Trade
– Os intermediários, geralmente, os atacadistas, revendedoras (especialmente de carros).
TABLÓIDE – Jornal de formato pequeno, geralmente metade do jornal tradicional.
TAG-LINE – Slogan, palavra ou frase que finaliza um texto jornalístico publicitário. Pode ser escrito ou audiovisual.
TARGET – Alvo.
TARGET GROUP – Grupo-alvo. Segmento, público-alvo.
TARGET MARKET – Mercado-alvo.
TEAR SHEET – Recorte que comprova a publicação de anúncio.
TEASER – Anúncio que procura provocar a curiosidade do leitor para determinado produto ou acontecimento, que só será revelado posteriormente com a eclosão da campanha de propaganda. Usado geralmente para lançamento de produtos já conhecidos.
TÉCNICA – Indicação que serve para chamar a atenção dos operadores de rádio, televisão ou gravação de cds, com respeito a execução ou eliminação de ruídos e músicas.
TÉCNICA DE CRIAÇÃO – Argumento utilizado em campanhas publicitárias, visando obter êxito em suas mensagens e conseguindo, em síntese, atingir o público-alvo. São os seguintes os princípios da criação:
a) divulgar testemunhos a respeito de um produto;
b) oferecer problemas e soluções;
c) mostrar aspectos da vida real;
d) simplificar as mensagens mostradas pelo rádio e pela televisão, apresentando mais imagens e menos palavras;
e) apelar para processos mnemônicos;
f) mostrar fatos e emoções;
g) garantir bons títulos, que apelem, nos anúncios veiculados pela imprensa.
TESTEMUNHAL – Diz-se do anúncio que apresenta o depoimento de um consumidor (personalidade conhecida ou não) sobre o uso ou qualidade de um produto ou serviço.
TESTEMUNHOS – São as provas de uso, como cartas, declarações, etc., dadas por consumidores.
U ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Urna
– Caixa destinada a recolher os cupons de participação em uma operação promocional.

UNIDADE – A unidade é o cola-tudo que mantém os elementos do layout em boa ordem, sem confusão e dando a impressão de um todo harmonioso.
UNIVERSO – Número de pessoas que se procura atingir com uma campanha publicitária.
V ————————————— www.bonorino.com.br —————————————–
Vacum Forming
– Processo que permite obter objetos na forma desejada a partir de termoplástica pré-aquecidos.
Vale Brinde
– Cédula impressa que dá direito a receber brindes.
Verniz U.V.
– Verniz secado por radiação ultravioleta usado em impressão gráfica para melhor acabamento.
Vinco
– Conformação feita por pressão sobre o papel ou papelão, para permitir seu dobramento.
Volante
– Material impresso em uma única lâmina de papel de baixa gramatura.
VAREJÃO –
1. Venda de artigos diretamente ao público em grandes quantidades, com o mínimo de intermediários e a baixo preço;
2. Colocação, ao dispor do público, de produtos em locais e épocas apropriadas, com apoio em intensa campanha publicitária.
VAZADO – Texto branco sobre fundo preto ou cor chapada.
VEGETAL – Diz-se do papel transparente que serve para decalque ou para cobertura do desenho.
VEÍCULO – Meio de divulgação de anúncio, como jornal, revista, rádio, folheto etc.
VERBA – Importância de que se dispõe para pagamento de empregados (de meios de comunicação social ou de agências) ou destinada ao desenvolvimento de uma campanha publicitária.
VÍDEO – O mesmo que transmissão por televisão. Parte visual da televisão. Indicação da parte que descreve a imagem no script de televisão.
VIDEOTEIPE (VIDEOTAPE) – Sistema de gravação em fita magnética de som e imagem simultaneamente.
VIDEOTEXTO – Veículo de comunicação que conjuga telefone e aparelho de televisão, acoplados a um decodificador, que é teclado de acordo com as instruções constantes de um manual, podendo-se obter a informação que se deseja, fornecida por empresas jornalísticas, universidades e outras, que alimentam um bando de dados. A linguagem é das mais concisas e se apresenta na tela do aparelho de televisão pelo sistema de varredura.
VINHETA –
1. Identificação breve do patrocinador de um programa de TV ou rádio, na abertura e/ ou fechamento de um intervalo;
2. Comercial breve, em geral um slogan e/ ou benefício do produto/ serviço;
3. Pequenos desenhos que acompanham a ilustração principal. Designação genérica de todos os ornamentos tipográficos, que, se prestam a infinitas combinações;
4. Pequeno desenho a traço, destinado a quebrar a monotonia do campo reticulado da ilustração.
VOLANTE –
1. Trabalho impresso, de um ou de ambos os lados do papel, sem dobras, de pequeno formato para distribuição pública;
2. Impresso de pequenas dimensões, distribuído para propaganda política, comercial ou institucional. Alguns jornais o distribuem como encarte.